Você já ouviu falar no Projeto SETI, Search for ExtraTerrestrial Inteligence, que já foi tema do famoso livro Contato de Carl Sagan ou o filme com Jodie Foster?
O SETI se propõe a vasculhar o universo com sua bateria de radio-telescópios à procura de sinais coerentes, que indicariam a existência de vida inteligente fora do nosso planeta. O projeto tem inclusive uma característica muito interessante que é o programa SETI@Home. Através deste sistema, que pode ser baixado do site do SETI (parece cacofonia mas não é), você, no seu computador, pode ajudar a processar uma “fatia” dos dados recolhidos pelos radio-telescópios. O programa usa o tempo ocioso do seu computador, como por exemplo quando o screen saver é acionado. É infinitamente mais barato e 10 vezes mais rápido ter pequenos pedaços de informação sendo processados em, atualmente, mais de 2 milhões de pcs em 224 países, do que socar tudo em um super-computador CRAY no porão de uma universidade.
No dia 27 de fevereiro, a rede de busca por vida extra-terrestre sofreu um ataque mais do que terrestre: cortaram os cabos de conexão da sede do projeto com a Universidade da Califórnia em Berkeley. Enquanto milhões de voluntários garimpam informações coerentes nos dados recebidos, os vândalos tentavam garimpar o cobre dos cabos das conexões de outras instituições. Acabaram cortando os cabos de fibra ótica do projeto SETI. É provável que hoje as conexões já tenham sido reestabelecidas.
Eu detestaria ser um ET tentando “telefonar” para a Terra neste período. Já imaginou? “Este número está temporariamente fora da área de serviço ou desligado. Informou…
Você já ouviu falar no
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.