Veja que interessante esta iniciativa em Portugal:
Renovar o prazer pela literatura
As Olimpíadas da Leitura são promovidas pela Fundação Círculo de Leitores e tem como princípio divulgar a cultura escrita e fomentar os hábitos de leitura.
Assim, os alunos dos 5º e 6º anos do ensino básico podem reescrever _ sob a forma de crítica, de prolongamento da história ou de substituição do último capítulo da obra escolhida _ partes das 15 obras que foram previamente disponibilizadas. Os alunos participantes têm até ao próximo dia 25 para o fazer.
O Conselho Directivo de cada uma das escolas concorrentes tem até 15 de Março para seleccionar e enviar ao cuidado da Fundação o melhor trabalho.
Uma vez recebidos os trabalhos, um júri nacional escolherá então os 25 finalistas que participarão na Grande Final destas Olimpíadas da Leitura.
Além do habitual encontro entre alunos, pais e professores de vários pontos do país, os finalistas participam numa última prova escrita, que decidirá os cinco vencedores.
Como sublinha a Fundação Círculo de Leitores, este é um longo mas divertido processo de selecção que visa não apurar vencedores ou vencidos, mas envolver os mais pequenos no divertido mundo das palavras que podem descobrir pela leitura e pela escrita. Até lá, oimportante é que se leve a cabo uma acção cujo carácter lúdico e divertido, conjugado com a abordagem cultural, interesse e motive os jovens e recolha o apoio de pais e professores.
Igualmente relevante é o facto de as bibliotecas da rede de leitura pública se terem associado novamente à iniciativa, através da promoção de encontros com os autores das 15 obras seleccionadas.
Fonte – Sapo – PT