Entre comentários sobre ler e escrever uma pessoa perguntou:
… gostaria de saber quantos livros você tem (em média)? Uma mera curiosidade.
Isto demanda uma explicação meio longa. Fui criado em um ambiente sempre cheio de livros. Minha mãe sempre foi uma leitora insaciável e acho que herdei isto dela. Quando casei (oito anos atrás) eu já tinha algo em torno de uns 1.500 livros e minha esposa tinha mais ou menos a mesma quantidade. Somos os dois “bookólotras” e temos um problema em comum: interesses muito diversificados.
Temos livros de psicologia, artes, cinema, literatura, jardinagem, música, enciclopédias, filosofia, misticismo, religiosos diversos, política, romances, sociologia, histórias em quadrinhos e livros de referência de campos tão variados quanto guias de sobrevivência na selva, como fazer lingüiça ou administrar uma propriedade de dois hectares, como construir um celeiro, manuais de anatomia e cirurgia, guias de conserto de motores e por aí afora. No total acho que fica algo em torno de uns 5.000 livros. Ponha em cima uma quebra de uns 10% para cima ou para baixo.
Só de pensar nisto fico desanimado. Lá por junho ou julho, quando formos nos mudar do apartamento em que estamos agora, imagine o que isto significa? Mudanças em levas… três pelo menos… cultura pesa.
Gostaria de saber se vocês poderiam informar-me o e-mail de Zélia Gattai, pois desejo enviar-lhe alguns escritos para colher sua opinião. Obrigado.
Gostaria de saber se vocês poderiam informar-me o e-mail de Zélia Gattai, pois desejo enviar-lhe alguns escritos para colher sua opinião. Obrigado.