Estação Carandiru
Estou quase terminando de ler o premiado Estação Carandirú do médico Drauzio Varela. É bom. É impressionante, é claro, é esclarecedor e, às vezes, chocante. Como chocante às vezes é a frieza do próprio Drauzio ao comentar detalhes do dia a dia do inferno que é aquela penitenciária. Como leitores precisamos notar que, além dos presos, as pessoas que convivem com eles também acabam mudando a forma de encarar o valor da vida de um ser humano. Varela deixa isto claro nos comentários que faz sobre as cenas que presenciou: brigas, vinganças, estupros, mortes e tagédias. E é literatura? Difícil dizer. Difícil também comentar pontos negativos de um livro famoso como este. Vai chover granizo na minha horta, mas a forma como o livro está estruturado é primária e a forma como é narrado, mostra que Varela não domina completamente a técnica, o que, claro, não tira o valor do livro como depoimento e documento histórico, especialmente porque vêm anunciando que, agora, vão fechar definitivamente o Carandiru.
Estação Carandiru Estou quase terminando
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.
preciso escrever uma resenha sobre tal livro e também me encontro com mesmo empaque: como criticar uma obra q ganhou tamanha dimensão? é complicado, pq tb questiono seu valor enquanto literatura, já que as narrativas são paupérrimas… é como se o tema fosse tão rico que toma tudo. não importa mais a literatura…
não?
Infelizmente não tenho qualquer forma de contato com Dráuzio Varela, portanto, não tenho como fornecer esta informação. Sugiro procurar seu agente ou site pessoal.