Indignado. De novo.

Entreguei minha monografia de final de curso na segunda-feira passada. Passei alguns dias hibernando, comendo chocolate e assistindo episódios de Deep Space 9. Agora estou saindo da toca. Minha banca, para defesa da monografia, será dia 28. Estou analisando a linguagem cinematográfica que está sendo adotada em histórias e quadrinhos e graphic novels, usando como objeto de estudo “From Hell”, com roteiro de Alan Moore e ilustrações de Eddie Campbell.
O que me “expulsou da toca” hoje, fazendo com que eu viesse blogar, foi uma reportagem na edição de ontem da Folha de SP, no caderno Folhateen (sim, eu leio o jornal inteiro).
A reportagem, de capa, bem completa, de autoria de Marijá Zilveti e Antonio Arruda, é sobre os adolescentes e a leitura. Em um box que ocupa toda a base das páginas 6 e 7 os autores relacionam 11 opiniões de jovens com idade entre 14 e 18 anos variando sobre o tema “adoro ler” e “detesto ler”.
Que existam pessoas que não gostem de ler eu entendo. É a variedade da natureza. Eu, por exemplo, não gosto de pagode. Tudo bem. Há quem goste. Cada um na sua. Mas o que me chamou a atenção é o comentário de um menino de 15 anos, chamado Marcelo S. P. que afirma:
Para mim, ler não acrescenta nada. Vou começar a ler tudo a partir do segundo ano, quando pretendo me preparar para prestar medicina. Só leio “Playboy”, “Fluir”, “Hardcore”, “Sexy” e “Veja”.
Que uma asneira assim escape da boca de um guri de 15 anos não me espanta. Mas fico assustado com a educação que este menino está tendo em casa. Que exemplo seus pais deram? Se os pais dele lessem qualquer coisa, ele com certeza teria um ponto de vista diferente.
É incrível como nossos atos falam por nós. É espantoso quanto nossas omissões falam por nossos filhos.

This entry was posted in literatura. Bookmark the permalink.

1 Response to Indignado. De novo.

  1. Anna says:

    Você conhece o texto do Alexandre Soares Silva sobre a leitura? Vale a pena:
    http://www.wunderblogs.com/soaressilva/
    archives/005167.html
    Beijinho da
    Anna

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *